Você já se perguntou como poderia aproveitar a potência e a flexibilidade do Linux sem sair do seu ambiente Windows? Então, você veio ao lugar certo. Este guia irá orientá-lo através do processo de instalação e configuração do Linux no Windows, permitindo que você execute aplicativos Linux diretamente no Windows.
WSL2 (Subsistema do Windows para Linux 2) é uma ferramenta da Microsoft. Ela permite executar aplicativos e comandos Linux no Windows. A tecnologia de virtualização é usada para executar um kernel Linux dentro de uma VM. As distribuições Linux são executadas como contêineres isolados.
WSLg: permite a execução de aplicativos de GUI do Linux no Windows. Ele é composto de Wayland, um X Server, e o servidor PulseAudio. Isso permite que os aplicativos de GUI do Linux pareçam nativos no Windows. Com o WSLg, você pode iniciar aplicativos Linux no menu Iniciar do Windows. Você também pode fixar aplicativos Linux na barra de tarefas do Windows. Além disso, é possível usar alt-tab para alternar entre aplicativos Linux e Windows. E também recortar + colar entre aplicativos Windows e Linux.
Pré-requisitos:
- Sistema rodando o Windows 10 ou 11
Índice
Preparando o Windows
Antes de mais nada, é necessário preparar o Windows 11 para a instalação do Linux. Para isso, certifique-se de que as seguintes funcionalidades estão habilitadas:
- Subsistema do Windows para Linux: Você pode habilitá-lo indo em “Recursos do Windows” nas configurações do sistema e marcando a caixa correspondente.
- Plataforma de Máquina Virtual: Essa funcionalidade também pode ser habilitada da mesma forma que a anterior.
Após habilitar essas funcionalidades, reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito.
Instalação
Com o Windows devidamente configurado, você está pronto para instalar o Linux. Abra o PowerShell do Windows e digite o comando a seguir para obter uma lista das distribuições Linux disponíveis.
wsl --list --online
Depois de escolher qual distribuição você deseja usar, execute o comando a seguir para instalá-la. No exemplo abaixo, o comando instalará o Ubuntu-22.04.
wsl --install -d Ubuntu-22.04
Aguarde o processo de instalação.
Após o processo de instalação, será solicitado que você crie um nome de usuário e uma senha. Essas credenciais serão usadas para acessar a distribuição Linux que você instalou.
Configuração
Com o Linux já instalado, o próximo passo é a configuração. Para isso, abra novamente o PowerShell do Windows. Em seguida, digite o comando para atualizar o WSL2
wsl --update
Volte ao terminal do Linux.
Caso tenha fechado a janela do terminal do Linux, você pode acessá-lo novamente. Basta ir até “Meus Aplicativos” e selecionar “Ubuntu”. Isso abrirá o terminal do Linux para você continuar com as configurações.
digite os comandos a seguir no terminal do linux:
sudo apt update && sudo apt -y upgrade
Aguarde o processo de atualização do sistema.
O próximo passo é fazer uma alteração no arquivo ~/.bashrc
. Este arquivo guarda as configurações do shell sempre que um novo terminal é aberto.
nano ~/.bashrc
Adicione a linha:
export LIBGL_ALWAYS_INDIRECT=1
O comando export LIBGL_ALWAYS_INDIRECT=1
é utilizado para habilitar a renderização indireta no OpenGL. Isso é especialmente benéfico quando se está rodando aplicações gráficas Linux em ambientes como o WSL, pois ajuda a prevenir distorções e artefatos nas imagens.
Salve o arquivo.
A configuração está finalizada. O último passo é reiniciar o Linux. Para isso, volte ao PowerShell do Windows. Em seguida, digite o comando:
wsl --shutdown
Aguarde alguns segundos e inicie novamente o terminal do Linux.
Rodando Aplicativos X11
Instale alguns aplicativos que rodam no X11 para testar
sudo apt install x11-apps -y
Na imagem abaixo, é possível ver o aplicativo xclock sendo executado em uma janela.
abaixo o cockpit client flatpak sendo executado
Conclusão
O WSL2 do Windows abre um mundo de possibilidades. Permite que você execute aplicativos Linux nativamente no Windows, combinando a flexibilidade do Linux com a familiaridade do Windows.