Este tutorial destina-se à instalação do sistema operacional Windows no serviço de nuvem VPS da Linode
Pré-requisitos
Uma VPS na Linode com pelo menos 2 CPUs, 4 GB de RAM e 25 GB de armazenamento. Essa configuração pode variar conforme a versão do Windows que pretende instalar.
Conteúdo
Criação da Imagem de instalação
Primeiramente, precisamos ter uma imagem do Windows na versão que você deseja instalar, por exemplo, Win7, Win8, Win10, etc.
O básico seria incluir nessa imagem um usuário e senha, além de algum software para acesso remoto, como Área de Trabalho Remota do Windows, Teamviewer, VNC, etc.
Caso você ainda não tenha uma imagem pronta, você pode criar uma usando o Oracle VirtualBox. Aqui está um tutorial sobre como instalá-lo no Windows 10.
Os passos seriam os seguintes: criar a imagem na máquina virtual, instalar os softwares e drivers necessários e, em seguida, compactar a imagem, que você precisará enviar para a VPS.
Compactando
Depois de criada, elas vão ficar localizadas no seguinte caminho:
no linux
/home/[Usuario]/.config/VirtualBox
no windows
C:\Users\[usuario]\VirtualBox VMs\
Digite o comando abaixo no terminal do Linux para compactar sua imagem:
VBoxManage modifyhd --compact "nomedodiscovirtual.vdi"
Caso esteja usando o Windows, acesse o Windows PowerShell e digite os comandos abaixo:
$env:PATH = $env:PATH + ";C:\Program Files\Oracle\VirtualBox"
VBoxManage modifyhd --compact "nomedodiscovirtual.vdi"
Clonando
Agora, vamos transformar o disco virtual em imagem. Digite o comando abaixo:
VBoxManage clonemedium --format RAW nomedodiscovirtual.vdi nomedodiscovirtual.img
Compactando com Gzip
Nesse momento, a imagem ainda está relativamente grande, e vamos compactá-la usando o gzip. Digite o comando abaixo:
dd if=nomedodiscovirtual.img | gzip -c>nomedodiscovirtual.gz
Caso esteja utilizando o Windows, você pode utilizar o software 7Zip. Selecione a opção “gzip” no formato do arquivo durante o processo de compactação
Criando a VPS
No site da Linode, acesse o menu “Linodes” e clique em “Create Linode”. Em “Choose Distribution”, deixe sem nenhum sistema operacional marcado, conforme a imagem abaixo.
Escolha a região em que deseja criar sua VPS e, em seguida, selecione o plano que pretende utilizar. Adicione um nome para sua VPS no campo “Linode Label”, por exemplo: Windows10.
Agora, clique em “Create Linode” para finalizar o processo.
Após criar a Linode, vá até a aba “Storage”, escolha “Add a Disk” e dê um nome para o disco, por exemplo, “Windows”, em seguida, clique em “Add”
Aguarde o processo de criação do disco.
A seguir, vá para a aba “Configurations”, dê um nome a ela e, na opção “Virtual Machine”, escolha “Full Virtualization”. Em “Boot Settings”, selecione “Direct Disk” conforme a imagem abaixo:
A próxima opção é “Block Device Assignment”, escolha entre as opções o disco que você criou anteriormente, por exemplo, “Windows”.
Finalmente, clique em “Add Configuration” para adicionar a configuração.
Agora, volte para a página do seu Linode, clique nos três pontos e escolha a opção “Rescue”.
Então, clique em “Reboot into Rescue Mode”.
Aguarde a VPS reiniciar e aparecer escrito “Running” com uma bolinha verde.
Clique em “Launch LISH Console”.
voce vai cair em um terminal
Você vai acessar um terminal.
Nesse momento, precisamos baixar a imagem que criamos para dentro da VPS. Você pode usar algum serviço de nuvem, como Dropbox , OneDrive ou até mesmo o Nextcloud.
digite o comando abaixo no terminal
wget -O- https://meusarquivosnanet.com/nomedaimagem.gz | gunzip | dd of=/dev/sda
No comando acima, você deve alterar a URL para onde está hospedado seu arquivo e também o nome da sua imagem. Caso o local em que armazenou sua imagem seja http e não https, talvez você precise usar o comando abaixo:
wget -O- --no-check-certificate http://meusarquivosnanet.com/nomedaimagem.gz | gunzip | dd of=/dev/sda
Aguarde ele fazer o download e instalar a imagem.
Após o processo concluído, feche a janela do terminal e clique em “Reboot” -> “Reboot Linode” para reiniciar sua VPS.
Acessando sua VPS
Terminado o reboot, copie o endereço IP que aparece no painel do seu Linode e acesse-o usando a Área de Trabalho Remota do Windows (mstsc) ou outro software de acesso remoto que você instalou. Caso precise fazer alguma configuração adicional antes de se conectar à VPS, você pode usar a opção Glish dentro do LISH Console.
Configurações Básicas da VPS
Com a VPS já em execução, o ideal é criar uma regra de firewall. Acesse as opções de firewall do seu Linode, escolha “Create Firewall”, dê um nome a ele e escolha para qual sistema você o usará.
Configure conforme a imagem abaixo: em “Outbound Rules”, deixe como ACCEPT, e em “Inbound Rules”, adicione a porta do RDP do Windows. Em “Inbound Policy”, escolha DROP.
Conclusão:
O processo de instalação do sistema operacional Windows em uma VPS Linode demanda alguns passos técnicos, desde a criação e compactação da imagem até a configuração da VPS e a implementação de medidas de segurança, como o firewall.